Pousada Pet Friendly no Conde

O Conde é um município do estado da Bahia localizado a aproximadamente 150 km de Aracaju, e foi lá que encontramos mais uma pousada pet friendly, a Apoena Ecopousada. Na verdade a pousada fica situada no Sítio do Conde, que é uma espécie de vilarejo, lá fica uma maior concentração de hotéis e pousadas, e também tem uma boa infraestrutura para turistas na cidade, com restaurantes e mercadinhos.

A Apoena Ecopousada fica em frente ao mar, e possui 3 piscinas, mas por conta do covid 19 apenas uma estava funcionando, a pousada teve que se adaptar a nova realidade, apenas 50% de suas acomodações estão sendo utilizadas, nas áreas comuns o uso de máscara é obrigatório. O bom de lá é que os quartos são uma espécie de bangalô, ficam afastados uns dos outros, e o local é muito aberto e ventilado, o que minimiza os riscos da pandemia.

O valor de três diárias para o casal ficou em R$ 510,00. Não há taxas de acréscimo por levar pets e a única restrição é que eles não podem entrar na piscina ou ficar sozinhos no quarto. Loki adorou a liberdade que teve por lá. O café da manhã tem uma boa variedade de frutas, pães e bolos, além de café nordestino com cuscuz, macaxeira, carne de sol e ovos, também é possível pedir para a atendente fazer tapioca.

Pegamos um quarto que fica em frente ao uma piscina, quase privativo, infelizmente como falei acima apenas a piscina principal estava funcionando. O espaço do quarto é bem satisfatório, cama confortável, frigobar e espreguiçadeiras na varanda, ideal para descansar enquanto aprecia a tranquilidade do local.

O que fazer no Conde?

Barra de Siribinha / Porto do Cajueirinho

O mais legal de estar no Conde é fazer os deliciosos passeios pela região, então tomamos nosso café cedinho e partimos para Siribinha, um pequeno e simpático povoado de pescadores bem próximo do Sítio do Conde. Logo que você entra no vilarejo é abordado por alguém te oferecendo o passeio para Barra de Siribinha, o valor do passeio pode variar, no nosso caso saiu por R$ 40,00 o casal. O trajeto é feito a partir do píer de Siribinha, onde você pega um pequeno barco, aproveite o passeio para apreciar a linda paisagem às margem do Rio Itapicuru enquanto navega pelas calmas águas do rio. Loki não quis perder nenhum segundo daquilo rsrs.

Ao chegar na Barra de Siribinha o guia te deixa em frente a uma das barracas que tem por lá, todas elas cuidadas por moradores da região, na areia mesas e sombreiros e uma culinária local maravilhosa. Nós sempre levamos nossa própria bebida em um cooler, o que nos faz economizar bastante.

O local é de puro sossego, só a natureza a sua volta, as águas limpas e calmas do rio te convidam a um delicioso banho, mais a frente é possível ver o encontro do rio com o mar, uma verdadeira obra prima da natureza. Barra de Siribinha é perfeito para ir com crianças ou pets, pois há uma marcação alertando onde o banho é permitido. O bom de estar com seu pet nesse local é que ele pode brincar livremente, claro que é preciso prestar atenção a cada movimento, mas no geral é super tranquilo deixá-lo solto e se divertindo.

O horário da volta é combinada com o guia e na hora marcada ele já está lá te aguardando, ele nos sugeriu conhecer o Porto do Cajueirinho, fica no trajeto da volta. Quando o barco atraca na areia ele nos leva até uma outra parte do rio, é um local menos visitado por turistas sendo mais usufruído pelos próprios moradores da região, embora seja um lugar bonito ele é menos sossegado e também menos preparado para o turista.

Já de volta a pousada decidimos jantar por lá mesmo, o restaurante da pousada funciona até às 20 horas e tem várias opções, nós como bons nordestinos pedimos cuscuz com carne de sol, além de uma cafezinho para acompanhar.

Barra de Itariri / Jantar na vila do Sítio do Conde

A manhã do domingo começou com nuvens e tempo nublado, mas isso nunca é motivo para desanimar em uma viagem, tomamos nosso café e seguimos para a Barra de Itariri, uma praia localizada às margens do Rio Itariri, intercalando novamente o rio e o mar. Ao chegar você se depara com uma pequena vila, logo em todo lugar que você for irá se deparar com barracas de praia, é um local bem mais agitado, inclusive o mar também é de ondas mais fortes, mas o encontro com o rio proporciona uma longa extensão de uma bela piscina natural. Na areia além das barracas muitos vendedores ambulantes oferecendo diversos petisco locais.

Infelizmente, embora a praia seja linda, o povo não a respeita, há muito lixo espalhado na areia, não há bom senso nem dos visitantes e nem dos comerciantes locais, outra coisa também é que em tempos de covid o mínimo que se pode esperar de quem trabalha nas barracas e restaurantes é o uso de máscara, e muitos parecem ignorar isso. Por conta desses contratempos não demoramos por lá, acredito que a visita seria melhor aproveitada em um dia de semana, não no domingo onde as praias ficam muito cheias, e a questão do lixo é uma coisa que realmente me incomoda e me deixa triste. Para Loki também não foi o melhor lugar, a praia muito movimentada acaba não dando aquela liberdade que ele gosta, fica mais agitado. Voltamos para a pousada e aproveitamos o resto do dia na piscina.

A noite resolvemos jantar na vila. O Sítio do Conde é um lugar mais rústico, sua praça não é movimentada, nem tem lojas e artesanato como costumamos ver em outras regiões praianas, mas mesmo assim vale a visita em uns dos restaurantes da região. Fomos inicialmente para o Boteco do Baiano, estava vazio, mesmo assim nos restringiram a um local isolado por estarmos com Loki, foi a deixa que precisávamos para sair do local, pois embora o ambiente seja bonito, a maioria da comida era servida a quilo, e não era bem o que estávamos procurando.

Na mesma rua do Baiano fica o Zeca’s Restaurante, e ai sim não podíamos ter feito escolha melhor. O ambiente é lindíssimo, cheio de cultura e tradição, o proprietário Zeca veio nos atender extremamente simpático, a presença de Loki em nada incomodou. Escolhemos então a moqueca de peixe com camarão, para nossa surpresa mesmo tendo indo fazer tudo na hora o jantar chegou em menos de 15 minutos e estava simplesmente maravilhoso. A nosso pedido o Zeca ainda acrescentou mais pirão com o caldo da moqueca, tudo feito rapidamente e ao final ainda nos preparou um cafezinho coado, tudo perfeito. É um lugar que realmente vale a visita, pelo atendimento, a comida, o ambiente e o preço justo para tudo que oferece.

Esse foi nosso final de semana com Loki no Sítio do Conde, na Pousada Apoena. Com certeza pretendemos voltar outras vezes com ele para que possa desfrutar de toda liberdade que nosso melhor amigo merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.